Saturday, March 22, 2008

denti$ta

Esta semana eu fui ao dentista pela primeira vez e vou aproveitar para deixar meus comentários em relação aos da Sabrina.

Pelo que eu saquei existe um ritualzinho, pelo menos aqui em Miami, de procedimentos de primeira consulta:

- preencher uma papelada enorme que pergunta até se tu é epilético, hiv positivo, anêmico, usa drogas, etc. + duas folhas de Condicões de Uso do Serviço (aqueles textos enormes que a gente assina sem ler)
- tirar pressão (nenhum sentido)
- mapeamento dos dentes- raio-x de TODOS os dentes
- limpeza
- sumário (resumo do que tu precisa fazer de agora em diante)
- conversa sobre como PAGAR o tratamento

Eu tava bastante acostumado com o meu dentista no Brasil, que atende sozinho e não tem nem secretária, mas aqui rolou um trabalho de staff pesado. Na cadeira me atenderam duas pessoas o tempo todo e a menina do balcão era também uma consultora financeira que chegava na salinha no final.

Tudo soava ensaiado e eu não pude deixar de me sentir no Xtreme Make Over muitas vezes. Cada vez que o cara ou a ajudante iam fazer alguma coisa eles narravam o ato num tom fica-tranquilo-não-to-te-matando, tipo: "Now I'm gonna use this topical anesthetics in your upper gum so iIcan work in all areas and you're not gonna feel any pain".

Depois da limpeza, o cara te explica tudo que tu deveria fazer para ter a boca mais saudável do mundo. E aí vem a consultora, que te diz quanto vai custar a brincadeira e como tu pode distribuir isso no teu plano de saúde, que geralmente não é muito bom e não cobre um monte de coisas.

Então se eu quisesse fazer tudo que o cara disse que eu deveria fazer e quisesse que o seguro pagasse uma parte (porque não paga full em nenhum dos procedimentos sugeridos) eu teria que dividir tudo em pelo menos dois anos, porque o teto do seguro não cobre tudo. "Puxa Julio, quantas cáries". Não, nada disso envolve cáries, que é o que geralmente a gente vai ver no dentista quando não tem uma dor específica. E, além de ter que fazer em todo esse tempo, eu teria que desembolsar algo como dois mil dólares (chutando, porque tem duas cirurgias que não sei o preço).
Conclusão: eu dei mais sorte que a Sabrina, acredito, porque o cara não tentou me vender o branqueamento, acho que tudo que ele sugeriu faz algum sentido e o atendimento foi muito bom. Entretanto já vi que dentista aqui é assim: deixa ele falar, vai pra casa e faz um AUTODIAGNÓSTICO pra ver se tu realmente precisa daquilo, porque eles vão tentar fazer todos os tratamentos do mundo em ti (se tu deixar tu sai do dentista até com peitos novos). E já me falaram que médico é igualzinho...

Ah e graças ao raio-X completo descobri que tenho os dois cisos de baixo, que achei que nunca tinham nascido. Estão completamente deitados e é óbvio que ele disse que eu tenho que tirar...

No comments:

Post a Comment