Sunday, January 18, 2009

Espanha / Paris

E finalmente a vida está voltando ao normal depois da viagem de Ano-Novo e um começo de 2009 agitado. E por fim eu consegui subir as fotos para o Picasa.

Na primeira parte da viagem nós passamos a maior parte do tempo em Marbella num intenso circuito gastronômico de café-da-manhã alemão, almoço com comida de mãe e jantares ou tapas em restaurantes diversos. Dos 10 dias que passamos na Espanha, 8 foram dedicados a isso e pouco tempo restou para outras coisas, mas entre uma refeição e outra conseguimos passear um pouco.

A região de Marbella combina as praias no Mediterrâneo (que parece com o litoral do RS) com cidadezinhas medievais. Marbella, Estepona e San Pedro são assim. De um lado o mar, de outro as ruelas estreitas com casinhas brancas e lamparinas elétricas. Uma coisa fantástica sobre Marbella é que num dia claro se tu olhar para o oceano à direita se vê Gibraltar e olhando para a frente DÁ PRA VER A ÁFRICA. Marrocos fica logo ali, virando a esquina. Com essa proximidade escancarada se entende fácil a sopa cultural que é a Espanha e a influência árabe que está em todo lado.

Depois de uma semana de Marbella pegamos o carro e fomos passar um final de semana em Sevilla, mas no caminho fizemos uma parada em Ronda, uma cidade medieval que fica nas montanhas. O lugar é conhecido por hospedar a praça de touros mais antiga da Espanha, mas esse é apenas um detalhe do lugar. Acredito que as fotos falam por si e não preciso me extender.

Já em Sevilla pudemos finalmente fazer um pouco de turismo tradicional e conhecer pontos famosos: fomos à Giralda da Catedral de Sevilla, ao Palácio do Alcázar, ao bairro flamenco de Triana, à Alameda de Hercules, ... É claro que, mesmo com toda a maratona gastronômica dos primeiros dias, entre uma parada e outra nós acabávamos em um bar/restaurante para beliscar alguns dos famosos tapas, que vêm em vários tipos, tamanhos e preços. Estando na Espanha não tem como ser diferente. A comida é boa demais e o vinho estupidamente barato.

Na segunda parte da viagem embarcamos para Paris, onde encontramos uma caralhada de gente: tínhamos um total de 13 conhecidos coexistindo na cidade, incluindo 2 no mesmo hotel. Como o tempo era curto entretanto e há *muito* pra se fazer em Paris, nos restringimos a ver alguns poucos amigos e caminhar, caminhar e caminhar.

Nosso hotel ficava no Marais, o bairro descolado de Paris. Além de ser uma graça, a localização é ótima e podemos fazer praticamente tudo a pé. Fizemos o básico do básico, mas fizemos com calma e na esperança de voltar assim que possível. Passamos o nosso dia no Louvre, fomos à Torre, visitamos o Museu de Arts et Metiers por indicação do Rodrigo, vimos o Arco, a Bastilla, a Champs-Élysées, o Moulin Rouge e entramos em (de novo) mil e quinhentos restaurantes, cafés, brasseries, bistros e afins.

É impressionante como Paris é uma cidade cara, especialmente logo depois de chegar na Espanha, onde se come muito bem por quase nada. Um chá pode sair 4.50 euros, o que dá mais ou menos 6 dólares ou 14 reais. E, sim, estou falando de uma xícara com água quente e um saquinho dentro. Claro que, assim como na Espanha, tomar vinho é mais barato que chá, água, coca-cola ou qualquer outra coisa.

O mais fantástico da viagem é que, depois de todo esse roteiro descrito acima, eu ainda voltei 4 pounds mais leve.